Dados sobre a vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil dão bem a dimensão da rapidez com que a Prefeitura de São Luís segue com o seu cronograma de imunização.
Atualmente, o Maranhão está em 18º lugar no ranking nacional de vacinação, com 1,7 milhão de primeiras doses aplicadas, o que corresponde a algo em torno de 24% da população maranhense – atualmente próxima de 7 milhões de habitantes.
No entanto, tirando-se a população da capital, de pouco mais de 1 milhão de habitantes, e as mais de 480 mil primeiras doses aplicadas na cidade, o número de vacinados com a primeira dose em todo o estado cai para 1,2 milhão.
O percentual de vacinados, nesse caso, cai para perto de 20%, derrubando o Maranhão da 18ª para 24ª colocação no ranking nacional.
Ou seja: em vez de tentar manter uma disputa política com o prefeito Eduardo Braide (Podemos) pelo protagonismo da vacinação em São Luís, o governador Flávio Dino (PCdoB) seria mais últil se mobilizasse esforços – e destinasse doses de vacinas – ao interior do estado.
Porque a capital ai muito bem, obrigado!